terça-feira, 24 de maio de 2011

Parque Binacional realiza visita à feira de construção na Argentina



Uma caravana de Pato Branco participou nos dias 20 e 21 de maio, em Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina, de uma ação institucional do Parque Tecnológico Binacional. O grupo visitou a Ecovidi, Expo Construcción, Vivienda Y Disseño, realizada no país vizinho e que reuniu mais de 90 empresas do setor da construção civil. A exposição aconteceu de 20 a 22 de maio no Centro del Conocimiento, na cidade de Posadas. Além de máquinas, produtos e serviços, a Ecovidi realizou workshops sobre empresas familiares, desenho, arquitetura e perspectiva econômicas. 

A ação, realizada dentro do projeto do Parque Tecnológico Binacional (Pato Branco – Misiones), também foi uma retribuição à participação do argentinos durante a IV Feira Casa & Construção, realizada em Pato Branco em abril passado. “Na verdade tínhamos essa pauta conjunta sobre as duas exposições e a sua realização foi mais uma iniciativa que comprova a concretização do parque binacional, que também se realiza através deste intercâmbio entre empresários, instituições de ensino superior e poder público”, comenta Joailson Agostinho, gerente da regional Sudoeste do Sebrae/PR.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Pato Branco, Julio Lattmann, destaca o fato da visita acontecer sobre um tema em comum para as duas cidades, que é a cadeia da construção civil. “Eles realizaram a primeira edição da feira e já demonstraram um setor forte e expansão em Posadas, assim como temos em Pato Branco. Acredito que este tipo de intercâmbio vai consolidando o parque binacional e aproximando os setores produtivos e de inovação das duas cidades”, completa.

Para o presidente da Pato Branco Tecnópole, Itamir Viola, o objetivo da viagem foi cumprido. “Fomos convidados para participarmos da Ecovidi em retribuição por termos organizado um estande para as empresas de Posadas na Casa e Construção. Com a visita conseguimos conhecer empresas e produtos que eles dispõe na Argentina. Apesar de ser a primeira edição, percebemos uma grande participação dos empresários e uma ótima estrutura. A visita contribuiu para alcançarmos o objetivo maior, que é fortalecer as relações do Parque Tecnológico Binacional - PTBi”, afirma Viola.

De acordo com o presidente da comissão organizadora da Ecovidi, Juan Mc Loughlin, a visita da missão de Pato Branco foi um dos momentos importantes do evento. “Para nós foi uma honra e queremos continuar a estreitar as relações comerciais, o intercâmbio de conhecimento e ações entre Posadas e Pato Branco”, projeta Mc Loughlin. 





Formação
Acadêmica do sétimo período do curso de Arquitetura da Faculdade Mater Dei, em Pato Branco, Kamila Villwock Harnisch, afirma que a viagem foi importante enquanto estudante de curso superior e, futuramente, para a profissional da área de arquitetura. “Nós participamos de diversas atividades, visitamos a feira, conhecemos a Universidad Católica de Santa Fé e assistimos a palestra “Arquitetura e Design”. Conhecemos os produtos que eles oferecem para construção e percebemos que os métodos construtivos deles são bem parecidos com os nossos”, descreve. Para Kamila, o intercâmbio entre as instituições seria um próximo passo. “Ficamos com a expectativa de que haja mais atividades assim e, ainda, que nos seja oportunizado um intercâmbio entre as instituições, já que isso acrescentaria muito em nossa formação”, projetou a acadêmica.

Participaram da visita técnica membros da Prefeitura Municipal, do Sebrae/PR, Pato Branco Tecnópole, Câmara Municipal, UTFPR, Faculdade de Pato Branco (Fadep), Faculdade Mater Dei, Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco, além de empresários do setor da construção. 


Fonte: Prefeitura Municipal de Pato Branco e PBTec 


Nenhum comentário:

Postar um comentário