A IV Feira Casa & Construção, que acontece em Pato Branco de 12 a 16 de abril, extrapolou fronteiras e reúne, entre os 60 expositores, um grupo de empresas e profissionais da área da construção civil da cidade de Posadas, capital da província de Misiones, Argentina. Aberturas, casas de madeira, pisos, pré-moldados, mármores e granitos até imóveis, da região na Argentina vizinha ao sudoeste do Paraná, estão sendo apresentados e divulgados, no estande do Parque Tecnológico Binacional, uma iniciativa que une as cidades de Pato Branco e Posadas.
A intenção da comissão organizadora da Casa & Construção é aproximar os empresários de ambos os países para trocar informações, pensando em negócios futuros e, até mesmo no intercâmbio de tecnologias no setor da construção civil. “Estamos fazendo acontecer uma parte do Mercosul (Mercado Comum do Sul). Aproveitando a integração, através do Parque Tecnológico Binacional, queremos oportunizar contatos e negócios que permitam a inovação em ambas cidades e regiões dos dois países”, destaca Gerson Miotto, consultor do Sebrae/PR.
No estande do Parque Tecnológico Binacional, cedido gratuitamente pela Casa & Construção, 18 empresas argentinas se revezam no atendimento a empresários e ao público visitante. É o caso do empresário argentino Sérgio Bresiski que atua no ramo de pré-moldados há três décadas e que expõe pela primeira vez numa feira brasileira. “É uma experiência inovadora para mostrar a nossa tecnologia, fazer contatos e conhecer melhor o mercado brasileiro”, conta. Para o argentino, a feira se destaca pela variedade de produtos e presença de todos os setores da cadeia da construção civil. “A feira está bem organizada, com uma boa apresentação para o visitante e temos muitos produtos com alto valor agregado”, analisa. Bresiski também aproveita para conhecer novas tecnologias e produtos brasileiros, bem como uma parceria comercial no futuro.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Pato Branco, Julio Lattmann, a participação de empresas argentinas no evento é uma inovação e compreende um dos eixos estratégicos do projeto do Parque Tecnológico Binacional. “A aproximação de empresários brasileiros e argentinos é um objetivo do Parque Binacional presidido pelo vice-prefeito, Daniel Cattani. Na Casa & Construção, estamos conseguindo cumprir essa meta, colocando os empresários em contato e, com isso, projetando uma aproximação também no setor de construção civil”, explica Lattmann.
Retribuição
O gesto da feira brasileira será retribuído de 20 a 21 de maio, na Argentina. De acordo com o consultor e membro da organização da Ecovidi – Expo Construcción, Vivienda y Diseño, Juan Mc Loughlin, empresários de Pato Branco terão espaço, também gratuito, para participarem do maior evento da área de construção de Misiones. “Vamos continuar o processo e estreitar as relações comerciais Brasil e Argentina, especialmente entre Posadas e Pato Branco”, explica Mc Loughlin, projetando a participação de 80 empresas na Ecovidi, de Misiones, Corrientes e Buenos Aires.
Sobre a Casa & Construção, Mc Loughlin diz que a feira mostra qualidade de produtos e tem um diferencial, na sua opinião, relacionado à motivação dos empresários. “A feira é completa no aspecto da construção civil e consegue fazer um ambiente comercial, próprio do evento, se tornar num ambiente familiar, o que favorece a participação de público.” Essa é uma das características percebidas na feira brasileira que o consultor argentino pretende levar para o evento no seu país.
A edição 2011 da Casa & Construção, que segue até sábado, dia 16, é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sebrae/PR, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco –AREA-PB e CRECI - Paraná. A feira conta com o apoio do Sindicomércio, UTFPR, Faculdade Mater Dei. São patrocinadores a Prefeitura de Pato Branco, Caixa e o Grupo Diário.
Fonte: Assessoria de Imprensa - SEBRAE
Nenhum comentário:
Postar um comentário