O primeiro edital de seleção da incubadora tecnológica municipal foi lançado na noite desta segunda-feira e está com as inscrições abertas até o dia 30 de setembro. Em breve, dez novas empresas na área de tecnologia da informação integrarão o processo de incubação, recebendo estrutura e suporte técnico para desenvolver novos produtos e colocá-los no mercado.
A Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ItecPB) visa incentivar e desenvolver novos empreendimentos no segmento tecnológico do município. "É uma oportunidade para acadêmicos ou a recém-formados colocarem seus produtos no mercado e para isso contamos com o apoio das instituições de ensino superior do município. Além disso, empresários e investidores poderão apostar em projetos de inovação, fortalecendo o cenário tecnológico de Pato Branco", apontou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e tecnológico, Julio Lattmann.
Para o diretor-presidente da Pato Branco Tecnópole, Itamir Viola, contar com a incubadora no Parque Tecnológico contribui para a valorização dos empreendedores locais. "O Parque Tecnológico tem como função principal a inovação e transformação do conhecimento em produtos e negócios. A incubadora atuará como um meio alternativo de atração de empresas já formadas. Com isso conseguiremos valorizar os empreendedores locais, gerar cultura empreendedora e criar um ambiente favorável a esse objetivo", explica.
O prefeito Roberto Viganó também destacou a importância deste incentivo, no que tange o desenvolvimento e reconhecimento do potencial de novos empresários. "Estamos atraindo empresas de outras cidades graças a Lei Zucchi, gerando emprego e renda. Mas também precisamos pensar no talento do pato-branquense, que agora tem a oportunidade de concretizar seu projeto e contribuir para o desenvolvimento de Pato Branco", enfatizou Viganó.
A incubadora é uma iniciativa da Prefeitura, PBTec, juntamente com o Ministério de Ciência e Tecnologia, e compreende o projeto do Parque Tecnológico de Pato Branco, cuja estrutura física está em construção. A unidade receberá investimentos na ordem de R$ 800 mil, sendo R$ 300 mil em recursos próprios da Prefeitura de Pato Branco e o restante do Ministério da Ciência e Tecnologia, através de emenda do ex-deputado federal Alceni Guerra.
Incubação
Durante o processo de incubação, com duração de dois anos, as dez novas empresas receberão suporte e estrutura para desenvolver seus produtos. Neste período, as selecionadas receberão custeio financeiro e acompanhamento técnico especializado para criar suas tecnologias. Os novos empreendedores também receberão capacitação empresarial, com consultoria jurídica, administrativa e gestão de negócios.
As inscrições para o processo seletivo, bem como o encaminhamento das pré-propostas, devem ser efetuadas até 30 de setembro. Interessados devem acessar o edital de seleção e o cadastro para inscrição, disponíveis no endereço http://www.pbtec.org.br.
O cerimonial de lançamento, realizado no escritório regional do Sebrae/PR, contou com a presença de empresários, vereadores e imprensa. O vice-prefeito e presidente do Parque Tecnológico Binacional (Pato Branco - Posadas - Argentina), Daniel Cattani, e representantes da Fadep, da UTFPR, do Sebrae/PR, da Faculdade Mater Dei, do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), ACEPB, Sicredi e Sindicomércio também participaram do lançamento.
|
Bom dia, trabalho na secretaria de ciencia e tecnologia do Estado de Goiás e estou fazendo uma pesquisa a respeito das legislações estaduais e municipais acerca dos parques tecnológicos, gostaria de saber quais são as Leis de incentivo que o Estado do Paraná e a Prefeitura de Pato Branco oferecem.
ResponderExcluirSe puderem disponibilizar um número para contato direito com o responsável desde já agradeço.
Obrigada
Boa tarde LigiaSillos, o contato seria atráves da Pato Branco Tecnópole, (46) 3224-6138.
ResponderExcluir